Por Editorial aboutCOM
Colocar-se no lugar do leitor e estar a par das tendências de mercado são dois deles; uma estratégia bem consolidada de comunicação auxilia nesse processo
Um dos principais objetivos de uma empresa ao contratar o trabalho de uma assessoria de imprensa é sair na mídia, consolidando sua marca como referência em um determinado assunto. Mas, com todas as mudanças que vêm acontecendo no jornalismo – no Brasil e no mundo – é importante repensar: o que agora é notícia dentro da minha empresa?
A notícia é a matéria-prima do jornalismo, e o que torna uma simples informação um dado noticiável é sua relevância para o conjunto de pessoas que tem acesso à determinada mídia. Mas, em um cenário no qual a informação é um bem público, como o que vivemos hoje, essa análise fica um pouco mais difícil, mas nunca impossível. Com uma estratégia bem consolidada de comunicação, há como encontrar nas empresas os fatos que podem ser publicados e gerar interesse.
Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar nesta busca pela informação relevante:
- Pergunte-se se gostaria de ler sobre o assunto no veículo que tem acesso e por quê
Estar na mídia simplesmente por estar, não faz sentido nenhum. A sua companhia precisa usar a assessoria de imprensa e a comunicação como forma de vender mais e atrair mais clientes. Portanto, tente se colocar no lugar do leitor e entender o que faria você ir atrás da sua empresa.
- Lançar um produto X contar uma história
Diversas empresas no mundo lançam produtos todos os dias. Tente ir além do lançamento de um item e conte a história que está por trás da criação. Às vezes, a notícia é o motivo do lançando, não o produto em si.
- Onde está o “pulo-do-gato”?
Fique atento às informações que só a sua companhia possui. Ou seja, mais do que vender um produto ou serviço, você sabe por que algo vende mais ou menos. Isso inclui analisar o mercado e estar atento às tendências para saber, por exemplo, porque as pessoas deixaram de buscar uma determinada marca ou solução. A informação e a experiência exclusivas (e noticiáveis) podem estar aí.
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Imagem: Pixabay