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O que é preciso para ‘vender’ uma matéria?

por Editorial aboutCOM

Quando o jornalista dá atenção ao assessor de imprensa, há pouco tempo para fazer com que ele se interesse pelo assunto. Qual a melhor abordagem?

Quantas vezes quem trabalha com comunicação não ouviu a pergunta: quanto custa para sair em uma reportagem no veículo X? A pergunta, comum para algumas empresas, não faz sentido algum no mundo editorial. Matérias pagas são chamadas de publieditoriais, textos feitos para anunciar ou divulgar algum serviço ou produto da companhia – bem diferente de uma matéria, na qual se debate sobre um tema, abordando a visão de vários especialistas.

Participar de notícias e reportagens requer outro tipo de venda. Nesse caso, a agência de comunicação trabalha como uma consultora na definição de uma estratégia que alcance a mídia espontânea e traga o melhor discurso para tornar informação relevante para o jornalista. O objetivo é fazer com que as notícias fiquem interessantes, para que o jornalista, do seu lado, ‘compre’ a ideia.

Não há um modelo pronto para vender uma pauta que garanta a sua publicação. Por isso, a estratégia da agência se baseia em alguns pilares: abordagem do tema, relevância do assunto no cenário atual e relacionamento do repórter com o assessor de imprensa, sempre.

Uma pesquisa da Business Wire Media, agência de distribuição de notícias americana, com o tema Journalism and Media Relations (Jornalismo e Relações com a Mídia, em tradução livre), mostra que 75,3% dos profissionais que recebem releases querem novos ângulos da história e fatos que enriqueçam o acontecimento. Além disso, a fotografia é o recurso preferido para ilustrar a matéria para 82,2% dos entrevistados, com gráficos em segundo lugar e vídeos em terceiro. Veja outros pontos importantes nessa “venda”:

  • Conheça o veículo e o jornalista com quem está falando. Esse é o ponto de partida para identificar a editoria certa, aquela em que a pauta terá mais chance de ser publicada;
  • Forneça informações relevantes e atuais. Se possível, com números ou pesquisas exclusivas;
  • Pense em personagens e casos de sucesso. Matérias com personagens são muito mais atrativas, pois demonstram o que você quer abordar com tema. Quanto menos o jornalista precisar procurar pessoas que se encaixem em sua pauta, mais chances de publicação;
  • Use um gancho jornalístico. Se possível, vincule o tema de sua pauta a um acontecimento atual ou ao cenário do segmento de sua empresa;
  • Domine o assunto. É preciso estar preparado, com todas as informações sobre o assunto para conseguir responder possíveis dúvidas do jornalista.

Sim. Todo assessor precisa ser um bom vendedor. Mas a venda, nesse caso, é de conhecimento.

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Imagem: Pixabay

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Comentário

    • Olá Marcos. Obrigada por seu comentário. Você gostaria de mais informações sobre como a imprensa produz uma matéria ou como uma assessoria de imprensa pauta os jornalistas? Podemos enviar mais informações para você.