Estruturar a comunicação de uma empresa é um desafio para todo executivo da área. E, em ramos que apresentam a necessidade de expor e reforçar qualidade técnica e científica da empresa para os clientes, como é o caso da tecnologia da informação (TI), a reputação do negócio se torna um fator chave.
Muitas vezes, para garantir que o planejamento de comunicação traga resultados eficazes na projeção da empresa para o mercado e a sociedade, a contratação de empresas especializadas em assessoria se mostra como uma escolha prudente e assertiva.
Mas, como avaliar se o plano de assessoria de imprensa apresentado é realmente eficiente e qualificado?
No processo de analisar e selecionar agências de assessoria de imprensa, muitos executivos de comunicação e marketing enfrentam o desafio de identificar se as propostas apresentadas são as melhores para o posicionamento da empresa.
Pensando em contribuir para uma avaliação fundamentada dos planos de assessoria de imprensa, separamos alguns aspectos que indispensáveis para uma análise eficaz do planejamento.
Analise a integração do projeto às ações anteriores
Um plano de assessoria de imprensa vai muito além dos press releases e das entrevistas concedidas aos veículos de comunicação. Primeiramente, é preciso enxergar o planejamento de comunicação como um projeto amplo que irá definir as formas de atuação da empresa para a construção do relacionamento com os distintos públicos e a consolidação de uma reputação positiva.
Assim, é preciso garantir que exista uma integração entre o plano de marketing da empresa e o plano de assessoria. Ao contratar a agência especializada, o plano apresentado deve estar associado às demais estratégias comunicativas, envolvendo as ações de relações públicas, o planejamento de comunicação digital e de mídias sociais, além das ações de branding e propaganda, entre outras práticas.
Assim, as ferramentas de assessoria de imprensa – posicionamento executivo, entrevistas, por exemplo – irão convergir com as ferramentas e mídias utilizadas pelas outras áreas do departamento em um plano de comunicação integrada e completa.
Isso torna as ações da comunicação mais eficientes e impacta positivamente de forma geral na atuação do departamento e na boa relação com a empresa de assessoria de imprensa contratada.
Tenha os objetivos do negócio e da comunicação bem desenhados
Outra forma de avaliar o plano é a partir dos objetivos do negócio e dos objetivos específicos do departamento de comunicação e marketing. Fica mais fácil analisar se a proposta de assessoria de imprensa será eficaz e poderá ser integrada às outras ações da comunicação, se estes objetivos já estiverem bem delimitados.
Nesse sentido, os executivos e gerentes de comunicação, que estão inseridos na dinâmica do dia-a-dia da empresa e participam das discussões e construções das estratégias gerais do negócio têm papel fundamental.
São eles que podem apontar para a agência quais são as metas do negócio, permitindo que os especialistas em assessoria de imprensa possam afinar as ações e estratégias que contribuam para alcançá-las.
Valorize a construção do relacionamento para além de métricas
Pensando especificamente na assessoria de imprensa, é importante ter em mente que, muitas vezes, os resultados da estratégia não são apenas reduzidos aos números.
Por ser uma ação de relacionamento e que, a partir de práticas de curto e médio prazo, aponta horizontes de consolidação da reputação a longo prazo, mensurar a eficiência da assessoria é uma tarefa mais complexa do que de outras estratégias de comunicação.
Para medir os indicadores de desempenho de uma assessoria de imprensa, por exemplo, é válido considerar o relacionamento com jornalistas-chave no ramo de atuação da empresa, a proposta de ação para mídias adequadas e específicas, e a presença da mensagem da empresa ao longo do plano de ação da assessoria.
Pense em resultados de prazos curtos, médios e longos
Como citado acima, a comunicação de forma geral e a assessoria de imprensa como estratégia se constrói a partir de ações de curtos, médios e longos prazos.
Essa construção por etapas do planejamento de comunicação se encarrega de solidificar os objetivos e valores que devem ser trabalhados, para posteriormente avaliar as melhores formas de empregar essa concepção criada.
Ao avaliar o plano de assessoria de imprensa, verifique se estas etapas estão sendo respeitadas. Observe desde a concepção e posição da empresa no mercado até a definição das ferramentas que serão eficientes para a aplicação do planejamento estratégico proposto.
Busque formas de mensurar as ações do planejamento
Outro ponto importante para se considerar na avaliação é a capacidade de mensurar as ações do planejamento. Observe se a proposta apresentada traz consigo formas de acompanhamento das práticas da agência, por exemplo.
Algumas formas de mensurar a eficiência da assessoria são por meio de relatórios mensais, semestrais e anuais, além do acompanhamento por meio de status point, da frequência de presença na mídia, do impulsionamento de executivos como porta-vozes sobre o nicho de atuação, etc.
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