em aboutCOM

about being aboutCOM #4: Alinhado com a estratégia, sempre. Engessado, nunca

Por editorial aboutCOM

Na quarta parte de uma série de vídeos, Flavia Sobral Faccioni fala sobre os planos de comunicação em multinacionais

Contar com uma estratégia de comunicação é importante para o sucesso dos negócios, mas há alguns desafios quando se fala de companhias multinacionais. Um deles, é que muitas vezes a estratégia vem top-down (de cima para baixo), ou seja, as informações devem ser usadas da maneira que foram estruturadas na sede da companhia, com releases apenas para serem traduzidos.

Porém, o plano de relações públicas que funciona nos Estados Unidos, por exemplo, não necessariamente vai surtir o mesmo resultado no Brasil. “A estratégia vem top-down, mas quem tem o conhecimento é quem está no local que a informação vai ser divulgada”, explica Flavia Sobral Faccioni, fundadora da aboutCOM. Segundo ela, é essencial que a equipe local tenha a liberdade de analisar o que funciona ou não e, se precisar, mudar o plano. “Tudo tem de ser conversado em comunicação. Tudo tem de ser alinhado com o cliente”, completa.

Não perca, nos próximos meses, os dois últimos vídeos da série.

Saiba mais:
about being aboutCOM #3: os tão esperados KPIs
about being aboutCOM #2: informação não é diferencial
about being aboutCOM #1: como tudo começou

Escreva um comentário

Comentário