por Editorial aboutCOM
Quantas vezes quem trabalha com comunicação não ouviu a pergunta: quanto custa para sair em uma reportagem no veículo X?
A pergunta, comum para algumas empresas, não faz sentido algum no mundo editorial. Principalmente, se o interesse da empresa não é meramente a publicidade, mas o reconhecimento de sua empresa como uma referência técnica em um determinado nicho.
De fato, é possível pagar para a publicação de uma matéria, mas estas são os chamados publieditoriais. Ou seja, textos feitos para anunciar ou divulgar algum serviço ou produto da companhia, que são vistos como propaganda pelo público e, por essa razão, são recebidos tendo em vista seu caráter que tende à defesa da própria empresa.
Hoje também existe o Branded Content, que significa conteúdo de marca. Trata-se da criação de conteúdo diretamente conectado ao universo de uma marca. Diferente do publi, ele tem um compromisso maior com o equilíbrio da presença da marca no material, reforçando ainda mais a qualidade e a relevância das informações para o público-alvo.
Os publieditoriais e o branded content são bem diferentes de um texto jornalístico – como uma reportagem, por exemplo -, no qual há um debate sobre determinado tema, abordando a visão de vários especialistas e a experiência de diferentes personagens com aquela situação ou produto.
A dificuldade, então, reside no fato de que, na realidade das redações de jornais e revistas, nem sempre há tempo para o assessor de imprensa estabelecer longas conversas e apresentações e fazer com que o jornalista se interesse pelo assunto.
Então, qual a melhor abordagem para “vender” uma matéria? É o que iremos abordar agora. Continue a leitura e descubra!
Vender uma matéria sem pagar por ela
A notícia, dentro de uma estratégia de comunicação, deve ser entendida como algo valioso para a visibilidade de um negócio, mesmo no atual contexto do jornalismo. Mas, para uma empresa conseguir participar de notícias e reportagens é necessário um tipo de venda que não envolve o pagamento por ela, e a figura da assessoria de comunicação é essencial neste contexto.
Para que uma pauta seja apreciada e considerada por alguém da imprensa, a agência de comunicação deve trabalhar como uma consultora na definição de uma estratégia que alcance a mídia espontânea e traga o melhor discurso para tornar informação relevante para o jornalista.
O objetivo é fazer com que as notícias fiquem interessantes para que o jornalista “compre” a ideia. E para isso acontecer, alguns fatores no desempenho de uma assessoria de imprensa são essenciais.
Desafios para garantir a publicação
Não há um modelo pronto para vender uma pauta que, se utilizado, garanta a sua publicação.
Por isso, a estratégia da agência se baseia em alguns pilares: abordagem do tema, relevância do assunto no cenário atual e conhecimentos sobre o que é considerado notícia, além de relacionamento do repórter com o assessor de imprensa.
A construção de relações com jornalistas é um dos pontos fundamentais que tornam possível uma publicação e que permitirão, passo a passo, tornar o negócio uma referência de fonte confiável para assuntos relativos à área de atuação da empresa.
Isso porque, a partir das estratégias de posicionamento executivo, um bom relacionamento com os jornalistas da área promove os porta-vozes e faz com que outros atores em evidência se tornem especialistas entrevistados para a reportagem – principalmente se estamos falando do nicho de ciência e tecnologia.
Nesse sentido, um pesquisa realizada pela Business Wire Media, agência de distribuição de notícias americana, com o tema Journalism and Media Relations (Jornalismo e Relações com a Mídia, em tradução livre) trouxe dados importantes. A pesquisa mostra que 75,3% dos profissionais que recebem releases querem novos ângulos da história e fatos que enriqueçam o acontecimento.
Outros pontos importantes nessa “venda”
Além do que já pontuamos, para a construção da pauta, é interessante ressaltar outra informação obtida nesta pesquisa citada acima. A fotografia é o recurso preferido para ilustrar a matéria para 82,2% dos entrevistados, com gráficos em segundo lugar e vídeos em terceiro.
Há outros elementos que são importantes para ‘vender’ uma matéria para a imprensa. Veja alguns deles:
- Conheça o veículo e o jornalista com quem está falando: Esse é o ponto de partida para identificar a editoria certa, aquela em que a pauta terá mais chance de ser publicada;
- Forneça informações relevantes e atuais: Se possível, com números ou pesquisas exclusivas que tornem a pauta impossível de recusar pelo apelo ao ineditismo;
- Pense em personagens e casos de sucesso: Matérias com personagens são muito mais atrativas, pois demonstram o que você quer abordar com tema. Quanto menos o jornalista precisar procurar pessoas que se encaixem em sua pauta, mais chances de publicação;
- Use um gancho jornalístico: Se possível, vincule o tema de sua pauta a um acontecimento atual ou ao cenário do segmento de sua empresa;
- Domine o assunto: É preciso estar preparado, com todas as informações sobre o assunto para conseguir responder possíveis dúvidas do jornalista.
Sim. Todo assessor precisa ser um bom vendedor. Mas a venda que o assessor de imprensa irá realizar, nesse caso, é de conhecimento.
Se você gostou de ler essas dicas para “vender” uma matéria mais facilmente, irá se interessar por este outro artigo em que abordamos as mudanças no mercado do jornalismo e o futuro da comunicação. Clique aqui para ler!
Imagem: Pixabay