Como auxiliar a assessoria de imprensa a ter melhores resultados, considerando seus indicadores de desempenho?
É comum que empresas que contratam agências de comunicação ou mesmo membros de outros departamentos dentro de uma empresa não consigam visualizar a produtividade da assessoria de imprensa e, assim, não consigam contribuir para sua melhoria.
Isso porque, a rotina dos assessores de imprensa também está vinculada ao cotidiano dos meios de comunicação, às demandas dos jornalistas e suas relações particulares, que irão influenciar nas táticas empreendidas pelos assessores para a estratégia de comunicação.
Assim, quem não pertence às áreas relacionadas costuma encontrar dificuldades para contribuir com o bom desenvolvimento das ações.
Por essa razão, listamos 4 dicas que indicam maneiras dos demais setores e gestores de uma empresa para contribuírem com a produtividade da assessoria de imprensa. Confira!
Antes de saber como contribuir com o bom desempenho das estratégias de comunicação e de assessoria de imprensa, é preciso primeiro compreender quais são as formas de avaliar a produtividade da assessoria.
Por ser uma das táticas da estratégia de comunicação e marketing, a assessoria de imprensa possui particularidades.
Ao estar focada na consolidação do reconhecimento das empresas, existem indicadores que devem ser considerados para uma avaliação coerente do desempenho.
Uma das formas de avaliá-la é por meio da força da rede de relacionamento com jornalistas-chave.
Ou ainda, pela frequência da presença da empresa ou de seus porta-vozes em mídias voltadas ao nicho de atuação e/ou mídias de maior amplitude e reconhecimento e em eventos relacionados.
A aboutCOM, por exemplo, é uma agência de comunicação integrada, especializada em tecnologia. Sua presença é muito forte na mídia segmentada, mas também possui relacionamento com a grande imprensa, já que hoje tecnologia não é mais só assunto de especialista.
Cada passo dado pela assessoria de imprensa é crucial dentro da estratégia de comunicação integrada. E é possível contribuir para a eficácia do trabalho de comunicação pela valorização de projetos bem estruturados.
Afinal, a assessoria de imprensa consiste na construção de um relacionamento a longo prazo com canais e jornalistas.
Na prática, isso significa aperfeiçoar, reconhecer e investir em projetos que possuam execuções consistentes, com prazos por etapas, mas também com objetivos bem delineados para cada tarefa estipulada.
Assim é possível, além de mensurar o desempenho, observar o encaminhamento das ações e também evitar tarefas desnecessárias que são tomadoras de tempo da equipe e que podem não contribuir com a produtividade da assessoria.
Para auxiliar e contribuir melhor com a produção de conteúdos relevantes, o entendimento das mídias e canais de comunicação é crucial.
Uma das formas de contribuir com as práticas de assessoria de imprensa é lendo o que tem sido publicado, o viés da publicação e as fontes que estão sendo utilizadas. Ou seja, “estudar” o que está sendo veiculado na mídia foco.
Isso facilita a assertividade em reuniões e permite que executivos na função de clientes possam contribuir para a construção de pautas com apelo na realidade e que possam ser interessantes para a imprensa.
Para promover avanços mais consistentes na ação da assessoria de imprensa, é importante também que os clientes compartilhem suas experiências e conhecimentos relacionados à atividade da empresa.
Como a produção de conteúdos envolve conhecimentos técnicos e especializados, principalmente no setor de tech, é pertinente que essa expertise seja compartilhada com as pessoas que farão o “meio de campo” entre especialistas e jornalistas: os assessores de imprensa.
Levar esses conhecimentos durante as reuniões de planejamento estratégico permite que o conteúdo esteja de acordo com a mensagem que a empresa gostaria que fosse transmitida.
Contribuir com a produtividade é também saber o que não fazer, não é mesmo?
No trabalho da assessoria de imprensa, uma das atitudes cruciais que devem ser evitadas é a interposição entre os assessores e responsáveis pela comunicação e os jornalistas.
Em outras palavras, uma interpelação em momentos difusos pode vir a atrapalhar o relacionamento que está se construindo e se solidificando entre as duas pontas comunicativas.
Além disso, clientes ou executivos devem priorizar momentos de contato com a agência ou com o assessor que sejam distintos dos horários que estes profissionais estão em relação com os meios de comunicação e seus representantes.
Isso serve para que não ocorram ruídos de comunicação entre as partes e para que as táticas estruturadas de antemão sejam mantidas, preservando a estratégia de comunicação integrada.
A aboutCOM construiu um planejamento de comunicação integrada com a Orange Business Services, que se tornou um sucesso também devido ao alinhamento entre a agência e a empresa.
A construção das estratégias e das táticas da aboutCOM levaram em conta a expertise dos gestores e executivos da Orange para estruturar um plano de ação para o posicionamento da empresa em canais de comunicação.
O plano de ação envolve, por exemplo, o posicionamento executivo de Felipe Stutz, à época Diretor de Soluções para a América Latina, em eventos que tenham vínculo com as atividades da empresa.
Você pode ver mais sobre esse case de sucesso clicando aqui. Aproveite para compreender melhor nesse post a relevância das mídias especializadas no atual cenário de comunicação local e global.