Editorial aboutCOM
Um bom briefing é a base para que qualquer trabalho de comunicação seja mais assertivo e direcionado a resultados. Mas, você sabe o que é essencial para que o briefing se torne bom?
Saber o que esperam, o que precisam e entender o que deve ser feito a partir do briefing é ter a certeza de que fez as perguntas certas. Quando falamos do setor de tecnologia, principalmente, um briefing bem realizado e estruturado se torna a chave para o sucesso. Mas, por quê?
Num mercado com tantas especificações, quanto melhor entendida a campanha, seu objetivo, o produto ou o lançamento, mais direcionado será o esforço de relacionamento com a imprensa. Perguntas básicas, como “quais mensagens não podem faltar?” são relevantes, mas, perguntas mais específicas irão poupar tempo em pesquisas e “retrabalho”.
Pensando nisso, o time aboutCOM se reuniu para apontar as 5 perguntas que não podem faltar ao buscar informações para uma campanha de relações públicas, quando você atua no ramo Tech. Você vai reparar que elas podem ainda desmembrar em temas mais específicos, voltados ao seu nicho de atuação.
Com elas em mãos, a equipe de comunicação já fica com um briefing inicial e pode tomar decisões mais seguramente. Continue a leitura e saiba quais as 5 perguntas imprescindíveis para um bom briefing de RP!
1. Quais os diferenciais da minha campanha ou lançamento que merecem ser comunicados?
Quando o assunto é comunicação com a imprensa, o ineditismo é o que define o tamanho do impacto que uma notícia pode alcançar. Ou seja, ainda que um produto ou uma campanha traga inúmeras informações, por se tratar de um público em específico, este conteúdo precisa ter um atrativo tecnológico que o diferencie dos demais.
A imprensa que é responsável pelo nicho de tecnologia, busca informações que apontem grandes mudanças que irão afetar o comportamento da sociedade ou até mesmo remodelar as relações empresariais ou comerciais. Com as mudanças no mercado e no jornalismo, atualizações em aplicativos ou softwares, por exemplo, já não são consideradas lançamentos e a mídia não costuma dar espaço para esse tipo de conteúdo.
Sendo assim, durante um briefing de relações públicas, é importante que esteja claro quais são as novidades mais interessantes e que possuem um potencial noticioso de impacto, permitindo que a notícia a ser veiculada seja valiosa para o contexto do plano de assessoria.
2. Qual o timing ideal para a empresa, de acordo com outras divulgações e negócios que estão ocorrendo ?
Na aboutCOM, buscamos sempre olhar todo o plano de comunicação e negócios e não apenas fazer divulgações pontuais. Perguntar sobre toda a linha do tempo de um produto ou campanha e sobre as prioridades da empresa ajuda a entender em que contexto o tema se encaixa, tanto dentro da empresa, como fora dela.
A mídia que cobre tecnologia possui, por exemplo, sua própria agenda de eventos. É importante acompanhá-la para entender quais projetos possuem relevância para a imprensa e, desse modo, evitar concorrer diretamente por espaços na mídia com eles.
Muitas vezes, escolher o timing ideal para o lançamento e a divulgação de um produto, atentando-se para o assunto que está sendo pautado, garante que o release seja publicado, ou que o porta-voz da empresa seja convidado para comentar o assunto.
3. Qual a estratégia de divulgação para os demais públicos da empresa?
O papel de uma agência e de uma equipe de comunicação é ir além do relacionamento com a imprensa e entender todos os passos de uma campanha, compreendendo o público-alvo de cada uma das estratégias e etapas.
Isso porque o relacionamento deve ocorrer em todos os pontos de contato da empresa, ampliando a capacidade de visibilidade e a amplitude da rede de contatos.
Nesse contexto, compartilhar uma visão de relações públicas é apoiar uma estratégia integrada de comunicação, inclusive apontando quando o trabalho de relacionamento com imprensa não cabe para aquele momento – ou, pelo contrário, é prioridade.
Essa pergunta do briefing abre espaço para discutir ainda as ações táticas, como, por exemplo, sugestões de entrevistas exclusivas, artigos e cases, permitindo que a empresa de tecnologia possa contribuir para tornar o serviço da assessoria ainda mais eficiente.
4. Qual é a expectativa em relação aos esforços de assessoria de imprensa?
Essa pergunta é uma das mais imprescindíveis para um bom briefing em RP e auxilia reduzir as dúvidas e ansiedades das equipes envolvidas no projeto. Alinhar expectativa é sempre importante, principalmente em um momento em que o cenário de imprensa no país é completamente diferente de outros na América Latina.
Definir claramente uma meta, considerando fatores internos e externos, vai servir como uma métrica de sucesso para a ação, agência e cliente.
Quando há uma campanha que apresenta um fator de ineditismo considerado relevante para a imprensa, podemos pensar em obter a presença em veículo TIER 1 (alta relevância) dentro do Mapa de Mídia daquela empresa. Já em uma divulgação pontual ou menor, ter resultados em TIER 2 (média relevância) também pode ser considerado uma conquista.
5. Qual o porta-voz ideal para o material?
Nem sempre o CEO é a melhor pessoa para comentar um assunto. E é importante saber disso e poder indicar outros profissionais da empresa para falar, principalmente quando o assunto está muito relacionado a esse executivo.
Estabelecer o porta-voz para determinado assunto, caracteriza o tema por meio de seu ‘embaixador’. Ele passa ser a fonte da empresa para determinado assunto e torna-se a voz da companhia junto ao público por meio da imprensa. Saber quem vai ser essa pessoa pode fazer com que se ganhe tempo para pensar em treinamentos, mensagens-chave que combinam com o executivo, entre outros.
Agora que você conheceu as 5 perguntas essenciais de um briefing qualificado para pensar as estratégias de RP para empresas de tecnologia, leia nossos post sobre plano integrado de comunicação e marketing para empresas de tecnologia e aprofunde-se na forma como a aboutCOM atua.