Na quarta parte de uma série de vídeos, Flavia Sobral Faccioni fala sobre os planos de comunicação em multinacionais
Contar com uma estratégia de comunicação é importante para o sucesso dos negócios, mas há alguns desafios quando se fala de companhias multinacionais. Um deles, é que muitas vezes a estratégia vem top-down (de cima para baixo), ou seja, as informações devem ser usadas da maneira que foram estruturadas na sede da companhia, com releases apenas para serem traduzidos.
Porém, o plano de relações públicas que funciona nos Estados Unidos, por exemplo, não necessariamente vai surtir o mesmo resultado no Brasil. “A estratégia vem top-down, mas quem tem o conhecimento é quem está no local que a informação vai ser divulgada”, explica Flavia Sobral Faccioni, fundadora da aboutCOM. Segundo ela, é essencial que a equipe local tenha a liberdade de analisar o que funciona ou não e, se precisar, mudar o plano. “Tudo tem de ser conversado em comunicação. Tudo tem de ser alinhado com o cliente”, completa.
Não perca, nos próximos meses, os dois últimos vídeos da série.